De cavaleiro das trevas a "homem morcego com mamiloss" veja a polêmica evolução no traje do Batmanii

De cavaleiro das trevas a "homem morcego com mamilos" veja a polêmica evolução no traje do Batman
Fonte: Unsplash License


O Batman de 1989 de Tim Burton, era feito em borracha preta com peitorais exuberantes, assim como orelhas pontiagudas. Este foi o primeiro dos muitos trajes do homem Morcego a qual os visitantes vêm ao entrar na Gold Coast, algo parecido com a "bat caverna" de Bruce Wayne, a roupagem do Cavaleiro das Trevas está de pé, com os punhos enrolados ao seu lado. A exibição é considerada pelo parque temático como "a maior exibição oficial do Batman do Hemisfério Sul". 


Tendo sido apresentado pela primeira vez ao público através de histórias em quadrinhos em 1939, ganhando muitos fãs e sucesso na época, este super-herói virou parte da cultura popular que com o passar dos anos, o traje do Homem morcego se adaptou ganhando vários aspectos e designers diferentes, desde couro escuro, a traje com mamilos por encomenda.


Fonte: Unsplash License


Com trajes em Tecido simples Batman fez a sua estreia em 29 de março na versão em quadrinhos ganhando força e logo se tornando popular entre os jovens e adultos da época, a sua primeira representação cinematográfica ganhou uma série de tv de baixo orçamento em 1943, seguida por uma série mais longa em 1949. Nestas primeiras representações, o traje do Homem morcego era uma simples fantasia de tecido vestido por atores de físico natural, sem toda a questão de um corpo físico musculoso, porém isso era o que menos importava naquela época, pois a produção fazia muito sucesso.


O traje simples feito de tecido permaneceu até os anos 60 quando o personagem foi retratado nas telas em cores pela primeira vez. Esta representação do Batman em cinza-claro e azul fazia jus ao Batman como era visto nos quadrinhos da época, O símbolo do morcego montado no peito, encerrado numa elipse amarela.

Em 1989 o traje do Batman surgiu mais negro é sua estética refletia um designer mais escura da série de quadrinho chamado "The Dark Knight Returns" no início daquela década. O elenco de Michael Keaton que fazia o Batman levantou alguma controvérsia na época, já que a leve construção não refletia o visual muscular estabelecido de Bruce Wayne.


Mais tarde, isto foi resolvido com a atuação de Michael Keaton no seu traje de morcego que já tinha músculos incorporados transformando Michael Keaton num traje muito mais formidável. O ator teve que suportar 40 quilos de borracha devido ao seu peso corporal total, só a capa do homem morcego pesava apenas 18 kg.


Embora o seu primeiro filme inicial tenha se saído bem nas bilheterias, O Batman Returns de 1993 não atingiu os mesmo sucesso, levando Joel Schumacher a assumir o cargo de diretor.


Em 1995 na produção do "Batman Forever" teve um designer mais colorido e mais leve, assim como no traje de Jim Carrey para o papel do vilão cômico Charada. "Batman Forever" também trouxe a versão de Robin, com ele, e Batman sendo agora atuado pelo ator Val Kilmer no seu traje estilizados que davam ainda mais a musculatura, é com adição de mamilos na qual gerou certa polêmica.


Fonte: Wikimedia commons by Egon Eagle


Os mamilos do homem morcego gerou questionamentos e até mesmo a acusação de que o diretor Joel Schumacher, estava fornecendo aos super-heróis motivos homo eróticos. O diretor afirmou que estava tentando trazer os aspectos da antiguidade clássica para os trajes. Jim Carey relembrou que ouvir dizer do Co-criador do Batman Bob Kane que nunca colocou mamilos num traje do Batman é que nunca ouvir falar de mamilos num traje Batman.


O filme final da trilogia foi Batman e Robin de 1997, mais tarde o novo Batman na atuação do ator George Clooney. Os trajes do Batman e do Robin já tinham um designer que se assemelhavam a figuras de ação plásticas em tamanho real, as críticas feitas ao filme tratavam do Marketing agressivo, representado nos brinquedos associados a eles.


O Batman de 2005 dirigido por Christopher Nolan na pele do ator Christian Bale se transformou fisicamente em Bruce Wayne, refletindo o aspecto cômico original do milionário fisicamente musculado - representando a coleção de revistas e Campanhas de saúde masculina que promoviam a musculação dos homens do novo século.


O traje fortemente fabricado em Batman vs. Super-Homem de 2016 e na produção Liga da Justiça de 2017 onde o Batman na pele do ator Ben Affleck's tem o tecido esticado ao corpo dando aspectos chamativos e exaltando o corpo físico e muscular do Homem Morcego. A representação física exagerada do Batman é muito parecida com a sua aparência na série de videogames de 2010. 


Fonte: pixabay License


O Batman atual ainda não ganhou um lugar na Exposição "Batman Legacy", Toda a história do Homem morcego e a sua representatividade nos cinemas e nos quadrinhos assim como toda a sua evolução refletidos ao longo do tempo nos seus trajes contribuiu para que a sua franquia se tornar-se um sucesso arrebatando milhares de fãs ao redor do mundo se tornando um dos heróis mais populares dos dias de hoje.

Postar um comentário

0 Comentários

<