10 Animais Mais Ameaçados de Perigo de Extinção em 2022 e a falta que eles podem trazer para o planeta futuramente.

10 Animais Mais Ameaçados de Perigo de Extinção em 2022 e a falta que eles podem trazer para o planeta futuramente.

Você já se perguntou alguma vez quais são os animais mais ameaçados de extinção atualmente e como fazer para protegê-lo? De fato devemos primeiro entender como uma espécie pode ser considerada ameaçada de extinção, e como ela chega a esta lista negra. Pois, bem uma espécie é classificada como ameaça de extinção quando o seu grupo de espécie diminui se a sua espécie chega ao nível de 50% a 70% da sua população isso significa que ela está restrita com uma quantidade menor de indivíduos na fase da terra. E isso pode chegar a ser preocupante, pois se a população de uma espécie é tão baixa a sua área de ocupação não será considerada. Você deve está aí se perguntando mais o que de fato, quais seriam as consequências de uma espécie em extinção para o planeta Terra e para os seres humanos? A extinção de uma espécie traz problemas para a biodiversidade, assim como a diminuição do número de recursos naturais e da variedade alimentar, traz aceleração da extinção de outras espécies assim como tantos outros problemas para o planeta. Devemos concordar que toda a consequência que o planeta terra sofre atingirá nós seres humanos drasticamente, pois estamos interligados a ele. Nós da Artefatos trouxemos uma lista de 10 animais mais ameaçados de extinção em 2022 e a falta que esses animais podem trazer para o mundo futuramente.


#01 Tigres


Os Tigres podem chegar a uma duração de vida entre 8 a 10 anos na natureza, e atualmente a sua espécie está ameaçada de extinção, isso porque a sua população vem diminuindo. Este animal atualmente está na lista vermelha globalmente conforme a (UICN) União Internacional para a Conservação da natureza. Os dados indicam que restam 3.500 Tigres na natureza no mundo todo. As subespécies que existem atualmente são os Tigres Bengala, Indochinese, Sumatra, Sibéria, e Malaia. As espécies Malaia e Sumatra são as mais "Criticamente Ameaçadas" vale ressaltar que muitas outras espécies de Tigres já foram de fato extintos.


#02 Orangotangos


Estima-se que os orangotangos têm um tempo de vida de 35 a 45 anos. Atualmente há duas espécies de Orangotangos o Sumatra e o Bornean na qual ambas sofreram uma diminuição na sua população. Os Orangotangos têm um nome científico de Pongo, aproximadamente existiam mais de 230.000 orangotangos em todo o mundo conforme a um século atrás. Os Orangotangos entrou para lista de animais que podem entrar em extinção, isso porque a destruição e a degradação constante da floresta tropical de Bornéu e Sumatra que é seu habitat natural sendo assim a principal razão para isso acontecer. A desflorestação de Sumatra e no Bornéu, onde é o habitat dos orangotangos, vem sendo devastada por conta da extração do óleo de palma, que segue crescendo num nível alarmante. O óleo de palma que é extraído dessas florestas é um ingrediente encontrado em muitos produtos de cosméticos e alimentares e consequentemente a devastação das florestas prejudica as espécies desses animais.


#03 Leopardos das neves


O Leopardo da neve está listado como uma espécie "Vulnerável" pela, a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Os leopardos da neve vivem em regiões montanhosas no Centro sul da Ásia. A gestação de um leopardo da neve pode chegar a 101 dias. Estima-se que existam cerca de 4.080-6.590 de leopardos das neves no meio selvagem, mas de fato não se sabe ao certo para alguns cientistas. A espécie desse animal pode ser encontrada em 12 países, como China, Butão, Nepal, Índia, Paquistão, Rússia, e Mongólia. Devido aos impactos causados na sua área natural, o Leopardo da neve infelizmente corre riscos de extinção.


#04 Rinoceronte-de-Java


O rinoceronte-de-Java é uma animal que tem como habitat Florestas tropicais, com um nome científico de Rinoceronte Sondaicus, O rinoceronte-de-Java está criticamente ameaçado de extinção sendo uma das espécies mais ameaçadas de mamíferos de porte grande da terra. Atualmente estima-se que apenas 67 rinocerontes-de-java no mundo todo, entretanto há três subespécies de rinocerontes, três espécies de rinocerontes-de-Java, e Sumatra. Atualmente há um pequeno grupo de rinocerontes javanianos num parque nacional na indonésia. Estudos relatam que uma subespécie de rinoceronte-de-java foi classificada como extinta em 2011 no Vietnam. Por fim, os rinocerontes-de-java são os mais ameaçados entre as suas cinco espécies.


#05 Boto Vaquita

Fonte: Wikimedia commons by Alfokrads

A Vaquita é um boto consideravelmente pequeno, nativo de uma área no extremo norte do Golfo da Califórnia, a sua espécie está ameaçada de extinção, pois a sua população vem se diminuindo constantemente. A vaquita chega a ser o mais pequeno de todos os cetáceos chegando a medir 140 cm a 150 cm. Esse animal tem o nome científico de 'Phocoena sinus' e a sua espécie atualmente está à beira da extinção, isso porque esse animal marinho pode ficar preso acidentalmente em redes de pescas de pescadores levando a sua mortalidade. A vaquita é ainda considerada uma espécie em perigo de extinção graças aos esforços de ambientalistas para a preservação e conservação da sua espécie.


#06 Elefantes Asiáticos


O elefante asiático está listado como ameaçado de extinção, pois a sua população diminuiu cerca de 50% ao longo dos últimos 75 anos. Este animal é considerado um dos mais ameaçados da Tailândia é dado indicam que um terço dos elefantes Asiáticos no mundo vivem em situações de cativeiro, na maioria no Sudeste Asiático. estima-se que ainda exista 20.000 a 40.000 elefantes Asiáticos na natureza atualmente. A caça ilegal dessa espécie e a destruição do seu habitat são as principais responsáveis pela, as quais esse animal corre o risco de extinção.


#07 Golfinhos de Irrawaddy


O golfinho de Irrawaddy chega a ter um período de 14 meses de gestação e a sua espécie está num estado vulnerável de conservação. Sendo uma espécie eurihalina de golfinho oceânico, esse golfinho pode navegar tanto em águas salgadas quanto águas doces. Esse animal não tem um bico como visto em outras espécies de golfinhos, e estima-se que ainda existam apenas 92 espécies de golfinhos, conforme alguns especialistas, espécies localizadas no Mekong, entre Kratie e a fronteira do Laos no sudeste asiático. O ritmo de extinção dessa espécie de golfinho vem crescendo em ritmo alarmantemente, a sua extinção pode trazer consequências na saúde de todo o ecossistema fluvial já que os golfinhos são importantes para manter a saúde e a boa gestão dos recursos da água doce.


#08 atum rabilho do Atlântico


O atum rabilho vem se diminuindo severamente devido à pesca excessiva e ilegal nas últimas décadas. Este animal está na lista de animais que correm o risco de extinção tanto o atum rabilho do Atlântico, quanto o atum rabilho do Pacífico assim como também o atum rabilho do Sul. A procura desse peixe em mercados de sushi vem crescendo em um alto nível. Considerado um prato de alto valor em restaurantes de sushi, a sua caça excessiva está levando à extinção dessa espécie. A conservação do atum não tem evoluído tão rapidamente quanto as práticas de captura excessiva e isso pode acender um alerta para a extinção e a falta desse peixe futuramente.


#09 Tartarugas-de-couro


As tartarugas-de-couro têm um nome científico de 'Dermochelys coriacea' e esse animal marinho está num nível consideravelmente vulnerável com a diminuição da sua população. As tartarugas-de-couro foram nomeadas assim por conta da sua carcaça que se assemelha a um couro que não é tão dura igual às de outras tartarugas. Sendo uma das espécies mais migratórias essas tartarugas chegam a atravessar o Oceano pacífico como ao Atlântico, ela também é considerada uma das maiores da sua espécie. As principais causas para que a tartaruga-de-couro entre na lista de animais em perigo de extinção é o recolhimento extensivo dos seus ovos e a sua captura acidental nas redes de pescas. Esse animal está localizado em latitudes tropicais no Pacífico Oriental e Ocidental.


#10 Gorila da Montanha




O Gorila da Montanha tem um nome científico de Gorila beringei, esse animal por décadas vem sofrendo a caça de ilegal de caçadores assim como de doenças e perda de habitat. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), mudou o estatuto dessa espécie de "criticamente" para "Perigo" em 2008, pois os números dessa espécie baixaram. Atualmente você pode ver a preservação dessa espécie com mais de 600 gorilas da montanha nas Montanhas Virunga que atravessam as fronteiras do Uganda, na África oriental onde há um Parque Nacional com mais de 600 gorilas de montanha.



Postar um comentário

0 Comentários

<