20 fatos curiosos sobre vírus que você provavelmente não sabia ou que deveria saber

20 fatos curiosos sobre vírus que você provavelmente não sabia ou que deveria saber

Em tempos de pandemia onde se houve falar de "vírus" por todo o lugar, além de vacinas. nos dá Artefatos trouxemos uma lista de "20 fatos sobre vírus que você provavelmente não sabia" para deixar bem claro os vírus não estão vivos assim como também não necessariamente mortos. Eu sei que isso pode parecer confuso, mas para você poder entender melhor precisamos buscar primeiro o termo "vírus" e a sua história no passado. Em 1898, Friedrich Loeffler e Paul Frosch encontraram evidências de partículas infecciosas que causavam a febre aftosa nos gados, essa foi a primeira evidência sobre o vírus. Os vírus são chamados de parasitas obrigatórios, uma vez que não podem se multiplicar sem a ajuda de uma célula viva /seres vivos.


#1 Os vírus não estão necessariamente vivos.

Como citamos anteriormente os vírus não estão vivos, pois eles não têm células, assim não podem transformar alimentos em energia, sendo assim necessário a ajuda de um hospedeiro um ser vivo, pois sem a ajuda de um hospedeiro eles são apenas pacotes inertes de produtos químicos.


#2 Os vírus não estão necessariamente mortos.

Por outro lado, os vírus também não estão exatamente mortos. Eles possuem genes, assim os vírus se reproduzem e evoluem através da seleção natural.


#3 Debate entre cientistas sobre o assunto.

Alguns cientistas vêm debatendo esta questão desde 1892. Dmitry Ivanovsky, um microbiologista russo, relatou que uma infecção nas plantas de tabaco se espalha através de uma partícula menor que uma bactéria. Que hoje é chamado de vírus do mosaico do tabaco.


#4 Prêmio Nobel em química.

O bioquímico americano Wendell Stanley purificou o vírus do mosaico do tabaco em cristais de proteína em forma de agulha, ele recebeu um Prêmio Nobel em química de 1946.


#5 Vírus se infiltram no DNA

Alguns vírus se infiltram no DNA numa bactéria. Um apêndice sexual, e como um tubo longo conhecido como pilus.


#6 Origem do termo "Vírus"

O vírus vem da palavra latina para "veneno" ou "líquido viscoso", sendo assim um termo adequado para a cepa que causa gripes e resfriados hoje em dia.


#7 Surto de Pneumonia 

Os cientistas acompanharam em 1992 um surto de pneumonia que ocorreu na Inglaterra e encontraram um novo tipo maciço de vírus escondido dentro de uma ameba dentro de uma torre de resfriamento, inicialmente assumiram que se tratava de uma bactéria.


#8 Mimivirus imita bactérias

Antigamente über-vírus que agora é chamado de Mimivirus, pois é um vírus que imita bactérias. O biólogo francês Didier Raoult, ajudou a sequenciar o seu genoma.


#9 Mimivirus duas vezes maior do que qualquer outro vírus

O Mimivírus contém mais de 900 genes, na qual codificam proteínas das quais todos os outros vírus conseguem prescindir. Esse vírus possui um genoma duas vezes maior do que o de qualquer outro vírus conhecido e até mesmo maior do que outras bactérias.


#10 "Mamavirus" e "Mimivirus"

O Mamavirus, está diretamente relacionado ao Mimivirus, vamos se dizer assim, porém ele pode ser ainda maior. Esse vírus também apareceu em um numa torre de resfriamento em Paris.


#11 Mimivirus o seu próprio dependente

O Mimivírus é duas vezes maior do que qualquer outro vírus como citamos anteriormente, ele é tão grande que possui o seu próprio dependente, um vírus satélite chamado Sputnik.


#12 Amebas, vírus e bactérias

As amebas acabam sendo ótimos lugares para a busca de novos vírus. Elas gostam de engolir coisas grandes e assim servem como uma espécie de tigela de mistura onde vírus e bactérias podem trocar genes.


#13 "Sputnik" e "Mamavirus" infectam outros vírus

Os vírus são conhecidos por infectar os seres vivos como animais, plantas, fungos, protozoários, arcaias e bactérias. Já as Sputnik e Mamavirus sugerem que eles também podem infectar outros vírus.


#14 DNA humano veio originalmente de vírus

Para ficar um pouco mais claro com a relação entre seres humanos, vírus e que metade de todo o DNA humano veio originalmente de vírus, na qual infetaram e se incorporaram aos óvulos e espermatozoides dos nossos antepassados.


#15 Permissão para ressuscitar um vírus 

A maioria de alguns vírus embutidos estão extintos atualmente. Porém, em 2005 pesquisadores franceses fizeram uma solicitação de permissão para poder ressuscitar um desses vírus. Alguns cientistas opuseram-se, relatando que o vírus ressuscitado poderia entrar numa onda de tumultos por toda parte, porém o ministério de pesquisa aprovou o projeto.


#16 Papel nas doenças auto-imunes

Em outros casos, algumas relíquias virais nos nossos genomas podem desempenhar papéis fundamentais em doenças auto-imunes e em certos tipos de câncer.


#17 algumas Proteínas virais faz bem

De certo modo, algumas proteínas virais podem fazer bem. Por exemplo, muitas delas podem impedir que o sistema imunológico da sua mãe o atacasse no útero, por exemplo.


#18 HTLV Vírus que se desenvolveu 

"HTLV" é um vírus, que se desenvolveu com humanos por milhares de anos, este vírus está sendo usado para descobrir padrões de migração pré-histórica. Sugerindo que os marinheiros japoneses foram as primeiras pessoas a chegar às Américas, a milênios antes dos siberianos vaguearem pelo Estreito de Bering.


#19 Somos todos descendentes de vírus?

Alguns dos cientistas suspeitam que um grande vírus baseado em DNA tenha se instalado dentro de uma célula bacteriana há mais de um bilhão de anos, criando o seu primeiro núcleo celular. Isso sugere que somos todos descendentes de vírus.


#20 Vacinas X Vírus 

Algumas das vacinas têm sido desenvolvidas a partir de um vírus, elas funcionam como um meio que transporta a sua estrutura. Os vírus que essas vacinas carregam são enfraquecidos ou inativos, assim sendo incapazes de se multiplicar no organismo e por fim causar alguma doença. O organismo detecta o vírus vacinal que para ele é estranho, então desencadeia uma resposta imune criando uma proteção para combater aquela infecção.

Postar um comentário

0 Comentários

<